O Propósito da Arquitetura Corporativa

   Quando se fala no mundo corporativo hoje, existe uma ideia de fundamental importância e que ainda hoje é esquecida por muitas empresas – a de que a TI deve “suportar” ou “servir” o negócio. A incompreensão desta ideia têm levado muitas empresas a enfrentar enormes problemas. Muitas vezes a TI não compreende o que é o negócio, quais seus objetivos ou que papel deve desempenhar na entrega desses objetivos.

    Estas perguntas são questões chave para a “Estratégia da TI” e suas respostas definem a direção de TI. A Arquitetura Corporativa mostra como esses objetivos serão alcançados através do uso da informação e tecnologia.

    Resumindo, isto significa que a arquitetura corporativa está intimamente ligada aos objetivos que a empresa tem em seus processos.

    Entretanto, a estratégia e arquitetura tornam-se irrelevantes sem sua implementação. Fazer diagramas que demonstrem o futuro e escrever documentos inteligentes ou bem elaborados se tornam um desperdício de tempo e dinheiro a menos que se obtenham como resultados benefícios ao negócio. A entrega é tudo.

Pontos-chave

  • A arquitetura corporativa deriva dos objetivos dos negócios para TI;
  • A arquitetura corporativa começa com processos de negócio;
  • A arquitetura corporativa fornece o direcionamento para a utilização da informação, comunicações, aplicações e infra-estrutura;
  • O gerenciamento da arquitetura corporativa deve encontrar formas de garantir a entrega.