Metodologia para seleção de um sistema Integrado

Os Sistemas Integrados de Gestão empresarial, são sistemas complexos que contem muitas regras e necessitam de pessoas especializadas para sua implementação. Com o grande leque de opções de Sistemas no Brasil, o processo de seleção acaba sendo a primeira etapa do ciclo de vida de um sistema corporativo. Os autores do livro “ SISTEMAS ERP NO BRASIL: teorias e casos” , proporão uma metodologia para escolha de um Sistema .

O método se divide em algumas etapas:

Procedimentos iniciais

1 – Escolha de um grupo de responsabilidades, esse grupo é formado por pessoas de diversas áreas da empresa que tem por objetivo o bem maior da organização.

Precisam:

  • Representar a maior parte da empresa;
  •  Ter visão da empresa como um todo e conhecimento do funcionamento das atividades;
  •  Mesmos diretos e obrigações;
  •  Mesmo peso de voto ;
  •  Envolvimento da alta direção.

2 – Levantamentos da Sistemática e das necessidades

  • O que é, quando e como é realizado o processo?
  •  Quais os recursos empregados em sua realização?
  •  Quais são as informações que transitam no processo?
  •  Quem é envolvido no processo?
  •  Quais os problemas existentes e quais melhorias deveriam ser implementadas?

É importante que a empresa tenha todos os processos mapeados, ou seja, procedimentos e regras de negócio, isso facilita na escolha e na aderência ao sistema que será escolhido. Hoje no mercado podemos dizer que o BPM (Business Process Management) permite a análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos, incluindo o suporte para a interação entre pessoas e aplicações informatizadas diversas.

O mapeamento do modelo AS-IS possibilita determinar em que pontos o Sistema trará melhorias, gerando os indicadores de desempenho. É importante avaliar outros pontos como usabilidade, tecnologia, clientes e fabricantes.

3 – Formar um Sistema de Pontuação

É formado  um sistema de pontuação aonde os avaliadores julgam individualmente cada item a ser avaliado e em seguida julgam  em conjunto para evitar erros  com julgamentos pessoais.

Seleção

Antes de iniciar a seleção de fornecedores é interessante montar um perfil do que se espera  e estabelecer uma media de preço do produto que se pretende comprar, com isso limitando a pesquisa e a escolha de um grupo de fornecedores.

Avaliação Funcional e Tecnológica de Mercado

Avaliação funcional tem o seu primeiro contato no material de divulgação aonde constam algumas funcionalidades, funcionalidades que terão que ser demonstradas pelo fornecedor. A demonstração é feita de preferência nas dependências do fornecedor, essa demonstração será avaliada pelo grupo de responsabilidades da empresa. Neste momento que será avaliado se o software atende aos principais requisitos da empresa.

Torna-se importante não só avaliar os recursos e ferramentas tecnológicas empregadas no desenvolvimento do sistema, mais é de fundamental importância conhecer alguns clientes que utilizam essa ferramenta, podendo assim coletar pontos positivos e negativos avaliados por esses clientes.

Refinamento e Analise

Após a simulação do sistema no que diz respeito aos principais gargalos que a empresa pretende melhorar e da avaliação comercial, a empresa esta pronta para decisão final.

Encerramento e decisão

A decisão é tomada através de um ranking feito pelos avaliadores e havendo empate técnico será resolvido através de negociações, diretamente com os fornecedores.

Podemos concluir que Um processo de seleção bem feito pode evitar a necessidade de trabalho adicional

Esse texto é baseado no primeiro capitulo o livro:

SISTEMAS ERP NO BRASIL: Teoria e CasosAmarolinda Zanela Saccol e Cesar Alexandre de Souza